Para além do uso do francês como segunda língua de trabalho, Machado de Assis se valeu de referências europeias para a construção de uma leitura crítica de tradição que o precedeu, mas ao mesmo tempo de reconhecimento à herança cultural por ela proporcionada. A ligação da obra machadiana com a literatura feita na Europa é discutida na coletânea bilíngue lançada pela Eduff, “O diálogo Europa-Brasil na obra de Machado de Assis”, organizada por José Luís Jobim, Maria Elizabeth Chaves de Mello e Olinda Kleiman.
Escrito em português e francês, o livro é fruto da colaboração entre professores do Centre de Recherchessur lês Pays Lusophones (CREPAL) da Universidade Sorborne Nouvelle (Paris 3) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFF. A obra também contou com a colaboração de uma rede de pesquisadores machadianos, que incluiu outras universidades, como UERJ, Princeton e LaSapienza.
A publicação apresenta os seguintes artigos:
“Machado de Assis e a literatura francesa”, de Jacqueline Penjon;
“Uma poética da emulação: uma leitura de Machado de Assis”, de João Cezar de Castro Rocha;
“Uma visão político-social do Brasil nas crônicas de Machado de Assis”, de José Luís Jobim;
“Sobre a narrativa, entre Sterne e Machado“, de Maria Elizabeth Chaves de Mello;
“Encenação e ilusão em Dom Casmurro de Machado de Assis”, de Matildes Demetrio dos Santos;
“Machado de Assis leitor de Victor Hugo“, de Olinda Kleiman;
“O futuro abolido: anotações sobre o tempo no Memorial de Aires”, de Pedro Meira Monteiro;
“Machado de Assis no Inferno de Dante”, de Sonia Netto Salomão.
Título: “O diálogo Europa-Brasil na obra de Machado de Assis”
Organizadores: José Luís Jobim, Maria Elizabeth Chaves de Mello e Olinda Kleiman
Editora: Eduff, Faperj e Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3
Páginas: 319
Onde comprar: Site Eduff
Quer saber um pouco mais sobre o livro? Leia a apresentação clicando aqui.
Em parceria com o blog, a Eduff disponibilizou um exemplar do livro “O diálogo Europa-Brasil na obra de Machado de Assis”, organizado por José Luís Jobim, Maria Elizabeth Chaves de Mello e Olinda Kleiman, para sorteio! Para participar é simples, basta preencher pelo menos uma das entradas do formulário Rafflecopter abaixo. A primeira entrada já garante a participação, no entanto, preenchendo todos os requisitos o participante terá mais chances de ganhar (cada entrada garante um número de fichas de participação). Quanto mais entradas você preencher, mais chance terá de ganhar! Leia as regras e boa sorte!
- O sorteio é válido apenas em território nacional (Brasil);
- Haverá apenas 1 (um) ganhador, e o prêmio é de 1 (um) exemplar do livro “O diálogo Europa-Brasil na obra de Machado de Assis”, organizado por José Luís Jobim, Maria Elizabeth Chaves de Mello e Olinda Kleiman, e marcadores diversos do Blog Tamires de Carvalho e parceiros;
- O livro será enviado via Correios, por registro módico, pelo Blog Tamires de Carvalho, em até três dias úteis após o contato do ganhador, que deverá informar o endereço completo e CPF para envio;
- É importante ressaltar que o ganhador que não tiver cumprido os requisitos solicitados para participar do sorteio será desclassificado. Tivemos casos de pessoas que preencheram o formulário, mas não curtiram a página do facebook, por exemplo.
- O Blog Tamires de Carvalho custeará o envio do prêmio ao sorteado (a) apenas no primeiro envio. Caso haja algum problema com a entrega e o envelope seja devolvido, o ganhador (a) bancará a segunda remessa;
- O sorteio será realizado no dia 15 de fevereiro de 2019 (sexta-feira) e o resultado ficará visível nesta página, além de ser compartilhado nas redes sociais do Blog Tamires de Carvalho.
- O ganhador deve entrar em contato com o Blog Tamires de Carvalho por e-mail ou mensagem privada (Facebook, Instagram ou Twitter) em até 48 horas após a divulgação do resultado do sorteio, caso contrário, o sorteio será refeito.